Desenvolvimento de vacina contra o COVID-19



A Engenharia Genética, também conhecida como tecnologia do DNA recombinante, é uma ramo da ciência moderna caracterizado por um conjunto de técnicas de manipulação do DNA. Devido ao seu desenvolvimento, é possível inserir genes de um organismo em outro, ou seja, o pesquisador consegue identificar, isolar, multiplicar e expressar genes de quaisquer organismos.

Via Engenharia Genética, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), estão desenvolvendo uma vacina no qual utilizam o vírus vivo atenuado da influenza que recebe o gene do novo coronavírus, coordenado pelo pesquisador da Fiocruz Ricardo Gazzinelli e pelo presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia Alexandre Machado que contão com o financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações e FAPEMIG.

A proposta deste estudo é induzir anticorpos contra a proteína Spike (associada à COVID-19) e, assim, impedir que o vírus entre na célula.

Vacina é o meio mais eficaz de se controlar o avanço do vírus, garante pesquisador — Foto: CDC/Unsplash


https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2020/04/02/coronavirus-pesquisadores-da-ufmg-em-bh-desenvolvem-vacina-que-utiliza-o-virus-da-influenza.ghtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão sobre a relação das pessoas com a informação científica na pandemia

Uma avaliação bem curtinha com um quê de saudade da sala de aula