Desde os tempos de Cabral!






      Observando essa imagem, me peguei visitando a história das primeiras caravelas vindas da Europa que atracaram em terras das americanas, especificamente aqui no Brasil, onde à bordo carregavam  o que havia de mais moderno e avançado, as tecnologia mais desenvolvida da época: naves planejadas e construídas para vencer os oceanos, instrumentos de navegação, mapas, armamentos e junto com esses aparatos, um combo de pensamentos e instintos desbravadores, exploradores , que queriam dominar  de tudo e todos que não fosse à sua semelhança.

     Assim, encontraram aqui no nosso território, povos que viviam de maneiras diferentes, que enxergavam o mundo de outra forma ,que possuíam conhecimentos e sabedorias distintas,e ainda obtinham tecnologias avançadas que eram adaptadas as suas necessidades.  

    Pois bem, “E por que não se apropriar e domesticar de tudo e de todos?”..

    Voilà!!!!!! Desde os tempos de Cabral ao atual momento que vivemos,nós Brancos e nossa tecnologia “branca ocidental” seguiu e segue no caminho de transformar os recursos naturais e qualquer tipo de conhecimento em “coisas”, que cada vez mais se tornam complexas e passíveis de atribuição de valor. Negamos o conhecimento tradicional e a beleza dessas culturas porque assim podemos convencê-los de que são menos, são ignorantes e incapazes. Promovemos assim, o direito de tirar-lhes a vida, o território, a crença em detrimento de uma cultura eurocentrada, totalmente desconectada com suas raízes.





Nathália Rodrigues.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão sobre a relação das pessoas com a informação científica na pandemia

Uma avaliação bem curtinha com um quê de saudade da sala de aula